domingo, 28 de agosto de 2011

ENSINO A DISTÂNCIA

Vamos falar sobre EaD no Brasil.

Muitas críticas tem surgido à essa metodologia de ensino, especialmente por parte de alguns interessados, especialmente em manter seus empregos, outros tantos por desconhecimento da metodologia que pode realmente democratizar o ensino no Brasil.

Partindo do pressuposto que nada é perfeito, ou que tudo o que existe pode ser melhorado, o EaD possui muitas deficiências e assim como a metodologia de ensino presencial, também precisa ser aperfeiçoado.

Entendo que educação, ensino, relação ensino x aprendizagem, são temas polêmicos, cada professor, educador ou facilitador de aprendizagem, tem o seu ponto de vista, sua experiência própria, sua metodologia e provavelmente sua razões para defender sua tese.

Acredito também que como o processo de ensino envolve pelo menos duas pessoas, um que ensina e outro que aprende, discutirmos pessoas não é tarefa para uma postagem, cada ser humano é único, muitas divergências acontecerão, são paradoxos que devem ser enfrentados para que consigamos um novo conhecimento e das dicotomias existentes creiar um novo modelo onde a grande maioria possa ser beneficiada e ter acesso a informações que possam pavimentar sua estrada futura.

A humanidade, como todo ser vivo, não para de evoluir. Esta contante remodelação foi acelerada especialmente à partir da 1ª guerra mundial, especialmente à partir da década de 1950, as novas tecnologias deram um sentido diferente ao que chamamos "evolução".

Em 1980, com o avanço nas telecomunicações e o surgimento da internet o crescimento foi exponencial.

E a "Educação"? Quanto evoluiu? Quais destas novas tecnologias proporciona melhor oportunidade para que os aprendizes consigam realizar o seu projeto de vida tem se revelado substancialmente melhores?

Qual o papel da universidades neste novo cenário?

Estas e muitas perguntas são temas propostos para nosso aperfeiçoamento.

A capacitação é constante, o conhecimento tem prazo de validade.

Boa semana para vocês.

2 comentários:

  1. Comentários como esses do professor Edward, é que nos faz continuar o trabalho de conscientização aos amantes da educação.
    Acredito muito que somente a boa educação transforma as pessoas.
    Parabéns à todos envolvidos e comprometidos..

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Professor Edward, ferramentas tecnologicas vem para agregar no conhecimento, no processo de ensino aprendizagem, mas tudo vai depender de como isso vai ser passado para o aluno, ele precisa entender que essas ferramentas serão suas aliadas no conhecimento e que nos dias atuais vem crescendo muito a metodologia de ensino a distância.

    ResponderExcluir