quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ENSINO A DISTÂNCIA

Lendo o artigo publicado na revista VEJA, de autoria de Gabirela Romero, de 1º de Agosto, nos deparamos com uma situação alentadora.

Em pesquisa realizada pela Fundação Victor Civita, especialmente com alunos do curso de pedagogia, o artigo em referência coloca o ensino a distância lado a lado com as metodologias tradicionais, porém ressalva que melhoras em vários cursos precisam acontecer.

Claro que como em todo ensino brasileiro, existe questões que devem ser melhor trabalhadas.

Muitas instituições de ensino ainda não tem os recursos que dispomos, e isso ajuda a montar uma imagem que até certo ponto denigre a metodologia EaD. Precisamos divulgar nossas qualidades, nossos pontos fortes e o que estamos fazendo para melhorar nossas fraquezas em ensino a distância. A maior crítica que o EaD tem recebido refere-se ao fato dos alunos não terem que frequentar com regularidade os bancos escolares, ou a dificuldade de relacionamento com seus tutores.

Exorto meus leitores a uma rápida reflexão, especialmente aqueles que conhecem a metodologia adotada pela Uniderp-Anhanguera.

Ressalta o artigo da Gabriela Romano que não podemos deixar o aluno solitário no processo de ensino e aprendizagem, é preciso fazer uso consntante da tecnologia, chats, forum de debates, trabalhos colaborativos, exortá-lo a utilizar a biblioteca, pesquisas, laboratório de informática. O contato direto e fácil com o professor e tutores.

Conforme estudo apresentado pela Fundação Vicor Civita, podemos afirmar que estamos no caminho certo. Nossos mestres, tutores presenciais e a distância estão sempre participando de novas capacitações, nosso ambiente virtual de aprendizagem a cada dia melhora, as ferramentas das novas tecnologias da informação estão disponíveis para nossos alunos. A presença duas vezes por semana no polo de ensino, a interação com o tutor presencial e a distância que é promovida, as ATPS, os foruns de discussão e de orientação, promovem o usos das TICs de forma eficiente e eficaz na produção de novos conhecimentos. Fazem de nossos alunos Acadêmicos ativos e participativos.

Hoje nossos alunos tem a possibilidade de utilizarem mais uma ferramenta importante no processo de evolução da nossa metodologia de ensino - o PAI - Programa de Avaliação Institucional, participando do desenvolvimento do seu curso, expondo suas reais necessidades e o que precisa ser aperfeiçoado.

Chamamos todos para participarem e fazerem uso desta possibilidade de participar do crescimento da nossa Instituição de Ensino. Visitem o site: www.avaliacaoinstitucional.com.br/pai e participem, opinem, deixem suas observações para oprocesso de melhoria da Instituição de Ensino Superior que mais cresce no mundo.

Em 2000 o Brasil apresentava um contingente de cinco mil alunos, hoje somos mais de novecentos e trinta mil alunos utilizando esta metodologia de ensino, segundo o MEC.
A democratização do Ensino Superior com qualidade, passa pelo EaD.

Sinta-se orgulhoso de frequentar a maior e melhor IES do Brasil. Divulgue como seu curso tem sido efetivo para o seu crescimento profissioal e profissional.

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